COMPLIANCE E AS EMPRESAS: A IMPORTÂNCIA DURANTE A PANDEMIA

A pandemia da covid-19 trouxe diversas medidas emergenciais que tiveram que ser observadas pelas empresas brasileiras.

A emergente necessidade do isolamento social, em específico, afetou o fator operacional dos negócios, fez com que muitas empresas não conseguissem cumprir completamente com suas obrigações, e trouxe diversos problemas de fluxo de caixa, impossibilidade de revisão dos contratos vigentes, insegurança jurídica, e até mesmo a suspensão de contratos de trabalho.

Esses aspectos, juntamente com as inovações legais durante este período, trouxeram uma dificuldade das empresas a se adaptarem às mudanças súbitas.

Durante a pandemia, se exige dos empresários que tomem decisões duras e que tentem agir com celeridade (muitas vezes sem precedentes para se basear), o que pode trazer diversos riscos aos seus negócios.

Assim, nota-se a importância de observar o conceito de compliance, que contribui de maneira fundamental para o gerenciamento de empresas.

Compliance tem sua origem no verbo “to comply”, em inglês, que significa agir de acordo com as regras, ou seja, estar em compliance é estar em conformidade com as leis e regulamento (externos e internos).

Desta maneira, o compliance persegue a ideia de garantir a sobrevivência da empresa nesse momento onde tudo se tornou incerto, destacando-se no que se refere a: acompanhar o cumprimento das leis e regulamentos pelos administradores e colaboradores; avaliar as exposições de risco da empresa; definir regras de conduta e políticas internas; orientar seus profissionais com relação às mudanças de rotinas de trabalho; definir treinamento; e até mesmo aplicar e definir sanções disciplinares.

Em suma, utilizar o compliance é se prevenir de irregularidades que possam afetar o desempenho da atividade empresarial, os valores e a reputação da empresa perante o mercado.

Ainda assim, nota-se que um aspecto fundamental é que os gestores se comprometam a observar o compliance e façam a gestão dos riscos antes de adotarem quaisquer medidas, especialmente durante o período de pandemia, sempre visando os valores éticos, humanos, valores da companhia e suas políticas internas.

Percebe-se que, além da sua importância em todos os períodos, durante a pandemia, o compliance irá auxiliar o empresário a estar preparado e gerir seu negócio com mais clareza, evitando perdas financeiras, patrimoniais e de mercado.

O compliance se mostra de extrema relevância às empresas, devendo ser uma alternativa avaliada por todos, para que possam implementar esta ferramenta em suas empresas, de modo a embasar as decisões tomadas pelos gestores, evitando grandes riscos ou perdas.

AGENDE UMA CONSULTA